Túnel do Tempo

LADMA

História de sua Fundação

Grande incentivador da construção do prédio, o padre José Antônio Corrêa, através de um artigo no "jornal Villa Braz", em 25 de fevereiro de 1917, divulgou seu desejo de realizar a obra. Suas aspirações tornaram- se realidade no dia 9 de novembro de 1919.
Atualmente
O atual nome dado a Fundação (Lar Dona Maria Adelaide) é uma homenagem póstuma à falecida esposa do coronel Paulo Orozimbo de Azevedo, doador de grande quantidade de dinheiro para a construção e manutenção do prédio.
Desde a inauguração até os dias atuais, as Irmãs da Providência de GAP, cuidam com carinho e dedicação dos idosos. Um trabalho que vem sendo realizado há 81 anos em Brazópolis. A abnegação, o sacrifício e a vocação faz com que essas senhoras especiais continuem doando-se, em período integral à causa dos
idosos.
A Congregação das irmãs da Providência de GAP, tem como missão a educação religiosa, a preparação da enfermaria nos hospitais , nos asilos , na assistência social e na catequese. De 1924 a 1999, o Asilo de Inválidos Dona Maria Adelaide funcionou sob a responsabilidade da Associação Nossa Senhora Aparecida,entidade mantenedora do Asilo e Santuário da Aparecida.
Em 1999 , criou- se legalmente o Lar Dona Maria Adelaide_LADMA, o prédio antigo foi reconstruído e hoje funciona o Colégio Imaculada Conceição. O LADMA possui atualmente, em média 60 idosos, 16 funcionários e 3 religiosas.
São poucas as visitas dos familiares internos, bem como da sociedade. Criou-se então a Pastoral da Escuta, são 40 membros que semanalmente comparecem ao LADMA, e ouvem seus afilhados. Através desta pastoral o idoso sente a presença de sincera de um amigo, que presta carinho e solidariedade.