Debate em Foco

Preconceito

O mundo comemora os sessenta anos da vitória dos aliados contra os nazistas, vitória esta que impediu que a loucura de um homem continuasse a levar a destruição de um povo , em especial o povo judeu, e outras raças detestadas por Adolf Hitler, em nome da supremacia da raça ariana.

Entretanto a sociedade, neste ponto não evoluiu, e parece retornar a barbárie. O preconceito continua sob as mais diversas formas, seja o religioso, ideológico, étnico, contra a mulher, contra a criança, os velhos, índios, deficientes , minorias de diversos matizes e o preconceito social.

Discute-se qual o pior forma de preconceito, chegando-se a conclusão de que a paz duradoura e a civilização só chegará a termo no dia em que for banido do planeta qualquer tipo de preconceito.

O povo alemão, os italianos e os japoneses, provavelmente sofrem na pele a discriminação em todas as partes do mundo por ter participado como aliados na Segunda Guerra Mundial, da mesma forma que a comunidade árabe sofre nas mãos de norte - americanos em razão do atentado de onze de setembro. A loucura de alguns não pode ser generalizada fazendo com que pessoas inocentes sofram as conseqüências de atos que não cometeram.

Os próprios soldados recrutados para as tropas do chefe nazista não podem ser responsabilizados por ter participado de batalha ou batalhas e nem o povo convocado para o esforço de guerra ser responsabilizado de colaboração com o governo . O preconceito esta arraigado na cabeça das pessoas que usam do mesmo para ferir, magoar , como forma de extravasar seus recalques e sua incompetência, não passando de simples injúria quando usado apenas no calor de uma discussão mas que passa a ser preconceito no momento que impede que o indivíduo participe e seja excluído do grupo ou grupos pela sua condição. Usam do preconceito para ferir, enlamear, enxovalhar, num composto de inveja, ódio, despeito e desmedido ressentimento. O próprio Papa eleito vem sofrendo críticas infundadas por ter sido soldado. Nós, simples mortais, estamos sujeitos aos mais diversos tipos de preconceitos que poderiam ser classificados de A a Z, pois a verdadeira civilização, que congregue todos os seres humanos ainda não chegou, e parece que nunca chegará, em razão dos vários tipos de intolerância. Compreender e satisfazer a todos é tarefa que nem os deuses compreendiam, razão pela qual na Roma antiga, para cada um era erigido um templo, sob pena de ver a ira destes se voltar contra o povo.

MANO